Entre churrasco, sabor e tradição, a força da suinocultura independente do Vale do Piranga marcou presença na 2ª edição do Estação Fumaça Festival. O festival gastronômico, realizado no Parque de Exposições de Ponte Nova entre os dias 22 e 24 de maio, reuniu assadores, chefs, atrações musicais e um público de aproximadamente 9 mil pessoas ao longo dos três dias de programação, com muitas experiências ligadas à tradição do churrasco.
A participação da Assuvap e da Coosuiponte como patrocinadoras do evento reforçou o apoio à gastronomia local, à valorização da carne suína e ao reconhecimento da importância econômica e social da suinocultura para toda a região. A presença das instituições também se refletiu em ações de aproximação com o público, como a distribuição de leques ao longo do evento, contribuindo para dar visibilidade aos produtores. Hoje, o Vale do Piranga é reconhecido como o maior polo de suinocultura independente do Brasil, reunindo produtores que atuam com autonomia na produção, comercialização e movimentando toda a cadeia do agro.
Estar presente em um festival gastronômico como o Estação Fumaça Festival representa a valorização de um setor construído diariamente dentro das granjas, no trabalho das famílias produtoras, dos colaboradores e de toda a cadeia produtiva. Da granja ao churrasco, há dedicação em cada etapa, com tecnologia, cuidado, biosseguridade, gestão e, principalmente, pessoas comprometidas em produzir alimento com qualidade e responsabilidade.
Ao apoiar o evento, a Assuvap e a Coosuiponte reforçam seu compromisso em aproximar o produtor da sociedade, incentivando o consumo da carne suína, fomentando a cultura regional e evidenciando a relevância do setor para o desenvolvimento do Vale do Piranga.