A Corporação realiza um importante trabalho social no município de Ponte Nova (MG) e conta com mais de 80 alunos

Assuvap e Coosuiponte efetivaram a doação de dois computadores para a Corporação Musical Santíssima Trindade, de Ponte Nova (MG), em 18/01. A ação é reflexo do interesse das instituições em fortalecer o trabalho social realizado no município. Os computadores serão ferramentas de trabalho que a Corporação disponibilizará aos seus alunos, incentivando o aprendizado de informática e possibilitando a criação de um acervo digital.
O maestro da Banda, José Paulo Gomides, responsável por receber as doações, já esboça alguns planos para utilizar os novos equipamentos. “Disponibilizar os computadores para aprendizado de digitação das partituras do arquivo da Banda e atender às necessidades dos alunos com pesquisas”, articulou.
A Corporação, além de ensinar e incentivar a prática musical, exerce um importante trabalho comunitário na cidade e possui, atualmente, mais de 80 alunos, que são prontamente recebidos independente de situação financeira, religiosa ou étnica. De acordo com José Paulo, a Banda também oferece oportunidade de convivência e interação social. “Traz lazer, cultura e é uma forma de aproximar os alunos, ensinando viver de forma organizada e disciplinada”, completou.
Durante a entrega dos computadores, o gerente geral da Assuvap/Coosuiponte, Júlio Márcio Natali, não escondeu a satisfação. “Chegar a uma corporação musical e presenciar adolescentes, jovens, adultos e até idosos se deliciando com algumas notas e acordes musicais é muito gratificante. Um universo de portas escancaradas para todos, sem distinções, direcionando principalmente os adolescentes e jovens para caminhos onde serão inseridos socialmente e se transformarão em verdadeiros artistas, seres humanos de caráter e sensibilidade. Isso sim me faz crescer”, disse.
Conheça a Corporação
A história da Corporação Musical Santíssima Trindade começa no final da década de 70, quando a comunidade percebeu a necessidade de criar uma banda local. Esforço não foi poupado e após reunir recursos materiais, em 14 de outubro de 1979, deu-se início à corporação musical, sediada no Triângulo.
Com o passar dos anos, aquele pequeno grupo de pessoas cresceu. A banda se firmou e ganhou credibilidade para participar de grandes eventos regionais. Décadas depois, a Corporação Musical Santíssima Trindade acumula conquistas, revelando alunos talentosos. Alguns dos integrantes da Banda ingressaram na universidade, no curso de Música. Outros se destacam com formação de grupos musicais.
Francisco Pereira de Oliveira, um dos fundadores da Corporação, é até hoje participante das ações da Banda. Senhor de poucas palavras, mas que revela pelo semblante o seu amor à música e ao grupo. Com o sorriso estampado no rosto, ao ser perguntado sobre as conquistas da Corporação ao longo dos anos, ele foi sucinto, mas exultante. “Como progrediu muito. Estou muito satisfeito”, exclamou.
