A mesa redonda da Suinfair veio com nomes de peso da suinocultura para falar sobre a nova realidade da suinocultura brasileira e todas as suas mudanças a partir dos desafios que a cadeia vem enfrentando.
Mediado pelo consultor de mercado da Associação dos Suinocultores de Minas Gerais/Asemg, Alvimar Jalles, o debate foi uma forma de os convidados explanarem seus pontos de vista a partir de seus segmentos no ramo. “O que sempre ouvimos dizer que seria o futuro, já chegou. O ano de 2022, o mais desafiador da suinocultura brasileira, nos mostrou isso com toda clareza. É preciso que cada um olhe internamente seu negócio e observe aquilo que é possível e necessário fazer mais”, disse Jalles.
Tito Soares, Diretor do Frigorífico Saudali, foi o primeiro convidado a falar sobre a suinocultura e os desafios do frigorífico. Logo em seguida, Rodrigo Torres, Diretor Comercial da Coosuiponte, trouxe todo o seu conhecimento sobre proteção de caixa e Hedge de insumos.
O presidente da Asemg, João Carlos Bretas Leite complementou com o tema balanços e decisões por números e o Diretor de Mercado da Assuvap,Fernando Araújo discorreu em como o entendimento do mercado melhora as decisões de vendas.
Encerrando a mesa redonda, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, Marcelo Lopes, discorreu sobre as experiências do varejo como principal canal de escoamento da carne suína. Em seu depoimento à ABCS, Marcelo disse o seguinte: "Como produtor e como presidente dessa instituição meu trabalho é falar um pouco do marketing e da inteligência que a gente fez para que nós pudéssemos chegar hoje onde estamos. Muitas vezes as pessoas acham: saiu no Jornal Nacional, é por acaso. Saiu da CNN, é por acaso. Tudo é feito com muita inteligência e muita estratégia", contou Marcelo.