Bolsa de Suínos
DataDiferidoTributado
06/08/20207,500,00
30/07/20207,100,00
30/07/20207,100,00
23/07/20207,100,00
Notícias
11/08/2020 •  [Na mídia] Exportações de carne suína alcançam 100 mil toneladas em julho
11/08/2020 •  Assuvap comemora Dia dos Pais
06/08/2020 •  Bolsa de Suínos do Interior de Minas (BSim) define preço a R$ 7,50
05/08/2020 •  [Na mídia] Com exportações em alta, cotações internas do suíno renovam máximas
Eventos
13/08/2020 •  Confira os próximos eventos da suinocultura
Galerias
31/01/2020 •  Confira as fotos da 10ª Suinfest - 2018
07/07/2016 •  Fotos: 9ª Suinfest, dia 07/7
06/07/2016 •  Fotos: 9ª Suinfest, dia 06/7
05/07/2016 •  Fotos: Jantar de Abertura 9ª Suinfest (dia 05/7)
Notícias

A maior feira suinícola do estado de Minas Gerais, a Suinfest, coleciona histórias, conquistas e fortalecimento




A cada 2 anos, novos cenários e o mesmo objetivo: melhoria da suinocultura
 
Por Comunicação Assuvap
 
 
A cada edição da Revista Cultura Suína traremos, para você, histórias que fizeram parte do crescimento e fortalecimento da Suinfest. São décadas na luta pela suinocultura, com parceiros que acreditam no projeto e, hoje, contribuem para que a proteína seja cada vez mais forte e consolidada, através do melhoramento da cadeia, da tecnificação e da biosseguridade.
 
 
A história da Suinfest está atrelada aos nomes que ajudaram a construir um legado histórico de conquistas e fortalecimento da suinocultura. Há exatos 20 anos, a ideia de produzir uma feira que ajudasse a construir, no imaginário popular, a realidade por trás da produção e da qualidade da carne suína, nasceu com sucesso de público e o apoio de grandes parceiros. 
 
 
Entre os precursores, estava Henrique Marinho Monteiro, que presidiu a Assuvap entre os anos de 2002 e 2006. “Desde o início da suinocultura na Zona da Mata, um grupo crescente de produtores participava de feiras em várias regiões do Brasil e no exterior, buscando novas tecnologias visando melhoria da nossa suinocultura, que sempre foi um exemplo em produtividade”, relembra Henrique Marinho Monteiro. 
 
 
A busca, constante, pelo crescimento do setor, aliado a novas tecnologias de produtos e serviços, foi o fator principal para a criação da Suinfest. “Devido à importância da região no cenário suinícola nacional os suinocultores e as empresas parceiras, com intuito de trazer novidades do mercado nacional e mundial, idealizaram a realização de uma feira regional para que os produtores, técnicos e colaboradores das granjas (que não tinham disponibilidade de participar de eventos externos) pudessem ter acesso às novas tecnologias do mercado”, relatou Henrique.
 
 
Naquela época, Henrique era suinocultor e participava, ativamente, da Assuvap e da Coosuiponte, que estava no início das atividades. “Na época eu ainda possuía suinocultura e participava muito da Assuvap e da Coosuiponte, que estava no início. Os presidentes eram os nossos saudosos amigos Benjamin Sotero Teixeira e Cláudio Martins Marques que contribuíram muito para o nascimento da Suinfest”. 
 
 
Cenário atual
 
A feira, nessas 11 edições, cresceu e hoje é o maior evento suinícola do estado de Minas Gerais. A cada dois anos, novas oportunidades de negócios, melhora nas cadeias produtivas e um público cada vez mais engajado. Pela Suinfest, passam suinocultores, fornecedores, profissionais e estudantes do setor, de diferentes lugares do país, em busca de conhecimento, inovação e crescimento. 
 
 
Túnel do tempo 
 
O ano era 2000. O século 21. A história, a suinocultura no Vale do Piranga e o crescimento nos últimos 20 anos. Durante décadas, os primeiros produtores de suínos, na região, deram uma importante contribuição para o segmento quando decidiram apostar no negócio que, naquela época, era mais rudimentar. Com o passar dos anos, a tecnificação foi ganhando espaço e as granjas de suínos cresceram. 
 
 
As novas técnicas de nutrição, manejo, instalações e produção genética foram colocadas em prática numa granja de Ponte Nova e serviram de modelo para o surgimento de outras granjas. A base dessa tecnologia foi repassada pela empresa Agroceres-Pic que decidiu participar, ativamente, do processo.
 
 
Mais preparados e unidos, através da Assuvap, suinocultores decidiram mostrar para a população porque criar porco era ótimo para a economia da região e melhor ainda para a saúde dos consumidores. Foi assim, que nasceu a primeira Feira Mineira de Suinocultura de Ponte Nova e região, em 2000. Aberta ao público, a Feira foi um sucesso e contribuiu para o fortalecimento da carne suína.
 
 
Anos seguintes
 
A cada dois anos, novos projetos eram incorporados à Suinfest, que começava a despontar como referência regional e, em 2002, reuniu todos os representantes da classe suinícola. O principal objetivo da Ferira é trazer para os produtores da região o que há de mais novo no mercado da suinocultura, além de promover a troca de experiências do setor suinícola, ampliando ainda mais as oportunidades de negócios.
 
 
Com o tema “Aumentando a competitividade da cadeia produtiva, interligada ao desenvolvimento regional” a 3ª edição da Suinfest, em 2004, contribuiu para o desenvolvimento sustentável e contínuo do polo suinícola, com foco no desenvolvimento regional. Foi neste ano, que aconteceu o lançamento do Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura, um ambiente de discussão que buscou identificar as prioridades do setor suinícola e construir uma visão de futuro compartilhada com todos aqueles que se predispunham a participar dentro das capacidades e perspectivas.
 
 
Nos anos que se seguiram, cada vez mais pessoas, entre produtores, empresas parceiras e convidados, participavam da Feira que se tornou referência no Estado de Minas Gerais, como o maior encontro da cadeia suinícola. 
 
 
2008
 
Com a participação de mais de 50 empresas expositoras e com o tema “ Ampliando Parcerias e Fortalecendo o Associativismo”, a 5ª edição da Suinfest teve como objetivo fomentar o relacionamento entre suinocultores e fornecedores, além de unir as autoridades do setor para discutir os caminhos do Associativismo e Cooperativismo.
 
 
No mesmo ano, foi lançado o I Workshop de Associações e Cooperativas de Suinocultores onde foram tratados os seguintes temas: 
 
• Associativismo e Cooperativismo: principais desafios da gestão de negócios; 
• Mercado de suínos. 
 
 
Como parte das ações realizadas durante a Feira, foi promovido o 1º Torneio de Futebol e Tênis “Benjamim Sotero Teixeira”. O objetivo foi promover maior interação entre os produtores e expositores da 5ª edição da Suinfest.
 
 
Em 2010, a suinocultura vivenciou um importante avanço. Foi durante a 5ª Suinfest, momento em que foi selado o acordo inédito entre produtores, indústria e o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura/PNDS.
 
 
O PNDS tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da suinocultura brasileira, trabalhando para uma maior estabilidade econômica da atividade e os benefícios sociais para os produtores e trabalhadores da cadeia produtiva, através da ampliação do mercado doméstico da carne suína. 
 
 
Os objetivos específicos são a modernização da comercialização da carne suína e a generalização de boas práticas de produção, da granja à mesa, que contribuam para consolidar a carne suína como um produto saudável e nutritivo, produzido de forma tecnicamente correta, socialmente justa e ambientalmente responsável.
 
 
Marco histórico
 
Com a participação de mais de 2 mil pessoas, presença de representantes de 11 estados (Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), 92 cidades e a parceria de 60 empresas expositoras, a 7ª edição da Suinfest (2012) cumpriu o objetivo de trocar informações, apresentar novas tecnologias e movimentar a cadeia suinícola. Já consolidada como a maior Feira Suinícola do Estado de Minas Gerais, essa edição alcançou todas as metas e quebrou recordes. 
 
 
Realizada pela Assuvap e pela Coosuiponte, com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Agevale, Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais/Asemg, Astap, Cogran, Coperpassos, Cooperoeste, Saudali, Sebrae e Suinco, a feira protagonizou o Seminário sobre Carne Suína, com o principal objetivo de conhecer o perfil do consumidor. Especialistas na área falaram sobre os seguintes temas: “Refeições fora do lar: uma oportunidade para a carne suína (Enzo Donna)”; “Como vender carne suína para a classe C (Renato Meireles)”; “Suíno, frango e boi: competição e tendências (Lygia Pimentel)”; “Como formar uma tropa de elite (Paulo Storani)”.
 
 
“Nosso objetivo foi cumprido”, comentou Fernando Soares, presidente da Assuvap, na época. “Trouxemos o que há de mais moderno no mercado para que os suinocultores da região pudessem se aperfeiçoar, além da proveitosa troca de informações. O sucesso da feira vem com o trabalho que é desenvolvido ao longo do tempo. A avaliação geral da Suinfest 2012 foi a melhor possível”, completou.
 
 
O presidente da Coosuiponte, João Carlos Bretas Leite, também comemorou o sucesso da feira. “Todos já sabem que a Suinfest é um sucesso para o mercado suinícola, mas nesta edição eu me surpreendi. Depois das palestras, já enxergo a suinocultura com outros olhos, pois todos puderam absorver informações atuais e essenciais do nosso mercado e do nosso consumidor. Agradeço a todos os envolvidos neste sucesso: suinocultores, parceiros, expositores, diretores e equipe de colaboradores”.
 
 

16/07/2020

Para sua segurança, altere a sua senha!


Informe a senha antiga, a nova senha e, em seguida, repita a nova senha e clique o botão salvar.


Senha Antiga


Nova Senha


Repita a Nova Senha


   
Label