Notícias
19/03/2020 •  IMPORTANTE: Suinfest é adiada e data remarcada para 2021
09/03/2020 •  Empresas confirmadas na Suinfest 2020
07/03/2020 •  A importância da Assuvap na suinocultura mineira
19/02/2020 •  O que a Suinfest promove
Parceiros
Galerias
31/01/2020 •  Confira as fotos da 10ª Suinfest - 2018
História

10ª Suinfest - 2018



Na Feira, produtores e expositores tiveram oportunidades para fazer contatos relevantes e fechar bons negócios

 

A 10ª edição da Suinfest – Feira Mineira de Suinocultura – reuniu, entre 24 e 25/7/18, produtores, expositores, profissionais e estudantes do setor, no Babilonia Centro de Eventos, em Ponte Nova/MG. Participantes de diferentes regiões do país encontraram neste espaço a oportunidade de estreitar relacionamentos, fazer contatos relevantes e, em especial, aproximar teoria e prática nas granjas de suínos.

 

A Suinfest começou sua programação em 24/7/18 com o Painel 1 do seminário, intitulado “Cenários de um futuro que já chegou”, mas o movimento do público, entusiasmado e ávido por conhecimento, já era notório antes mesmo do portão se abrir. E quando a primeira palestra iniciou, centenas de pessoas já estavam acomodadas em seus lugares, prontas para receber as valiosas informações que o doutor em Medicina Veterinária Geraldo Alberton estaria prestes a passar, em sua palestra de abertura “Caminhos da produção animal após a IN14: antibióticos e outros desafios”.

 

Na sequência, o mestre em Ciência Animal e consultor Jandir Pilloto explicou maneiras de se minimizar os impactos da crise na suinocultura. O palestrante destacou o entusiasmo e a participação do público, apesar do momento econômico instável da suinocultura, e a importância que a busca pelo conhecimento tem para o crescimento da atividade.

 

A terceira e última palestra do dia 24/7 foi ministrada pelo diretor da Agroceres PIC, José Henrique Piva. Ele destacou de forma objetiva as tendências da suinocultura mundial e suas relações com a brasileira. À reportagem, Piva elogiou o propósito da Suinfest: trazer novidades e informações para produtores e colaboradores que estão diariamente nas granjas. “É um evento que agrega bastante, dá o ânimo e o entusiasmo que o produtor precisa”, relata.

 

Em seu discurso de abertura da Suinfest, o presidente da Assuvap, Fernando Araújo, destacou a força da união e comprometimento com a atividade: "Só permanecerão os persistentes, ousados, com coragem para navegar e contornar as correntezas", afirma.

 

Representando a Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves/MG), Fernanda Almeida e José Eustáquio foram à frente para destacar a parceria com a Suinfest. “Procuramos lançar temas interessantes para a discussão com os profissionais do setor. O evento oferece uma grande oportunidade de negócios e troca de conhecimentos”, disse Almeida.

 

Entre os intervalos das palestras, apresentaram-se as empresas parceiras Neogen e Nutron. Ao final, foi realizado um debate entre os palestrantes sobre os temas apresentados. O público participou efetivamente, realizando perguntas e interagindo com os profissionais. Em seguida, foi aberta a Feira de Expositores da Suinfest, oportunidade para estreitar laços entre fornecedores e produtores, fazer contatos relevantes e realizar bons negócios.

 

 

Ponte Nova, 25 de julho de 2018. As portas do Babilonia Centro de Eventos se abrem. Por elas, passam suinocultores, fornecedores, profissionais e estudantes do setor, de diferentes lugares do país, em busca de conhecimento, inovação e crescimento. Foi o segundo dia da 10ª edição da Suinfest, a Feira Mineira de Suinocultura. Palestras com renomados estudiosos, debatendo as transformações da suinocultura nesta era da informação, e uma feira com cerca de 50 empresas expositoras, foram alguns dos atrativos que fizeram reunir centenas de visitantes – nos dois dias, passaram pela Suinfest mais de 2000 pessoas.

 

O clima dinâmico do local, que parecia transcender conhecimento, foi propício para a troca de informações e o desenvolvimento da suinocultura da região. E, de acordo com produtores, consistiu em um espaço para, acima de tudo, se fazer contatos relevantes. “Notei que muitos suinocultores e profissionais do ramo estavam presentes na Suinfest”, diz a associada Magda Maurícia, proprietária da granja do Malhado, completando: “Encontrei com muitas pessoas com as quais eu queria encontrar, trocamos ideias, foi muito construtiva a Feira. Participei de todas as palestras do seminário, com ótimos palestrantes e conteúdo muito relevante”.

 

O seminário deu início à programação do segundo dia da Suinfest. Logo após, foi aberta a Feira de Expositores, que também recebeu elogios do público. De acordo com a associada Paloma Duelli, a feira foi oportunidade para fortalecer vínculos com as empresas e conseguir novos parceiros. Para o suinocultor André, da Fazenda Paraíso, “a feira aproxima produtores e colaboradores de granjas com as empresas que trazem inovação para a suinocultura”.

 

O seminário

 

 

A programação teve início às 13h, com o Painel 2 do seminário, “Desafios da Suinocultura em um mundo conectado”, procurando sintonizar a suinocultura conectada com os tempos atuais. Na primeira palestra, o médico veterinário Alvimar Jalles discorreu sobre alguns dos desafios da suinocultura na era da Informação, com enfoque na Bolsa de Suínos do Interior de Minas – BSim. Segundo Jalles, o momento foi oportuno para explicar o propósito do projeto. “A BSim não nasceu por acaso”, diz, “a combinação de habilidade, no conjunto da estrutura da suinocultura do Vale do Piranga, é que permitiu o nascimento da BSim. Com a Suinfest, acredito que ela vá se propagar para uma outra dimensão”, projeta.

 

Na sequência, o consultor Jurandi Machado explanou as características do modelo de negócios da suinocultura brasileira. Em sua visão, a palestra foi “oportunidade para discutir os problemas, aprender com os erros do passado e entender o futuro”. Na terceira e última palestra, o colunista da Folha de São Paulo e comentarista de política e assuntos internacionais da Globo News, Demétrio Magnoli, fez uma análise dos cenários sociopolíticos e político-econômicos no Brasil e no mundo. Ao final, os palestrantes participaram de um debate intermediado pelo presidente da ABCS, Marcelo Lopes.

 

No intervalo entre as palestras, as empresas parceiras DB Genética Suína e Theseo se apresentaram ao público. Durante a abertura do seminário, Lopes foi convidado à frente para seu discurso, em nome da associação brasileira.

 

BSim

 

Apresentada na Suinfest, a Bolsa de Suínos do Interior de Minas – BSim surgiu na Assuvap, em 2017, com o compromisso de representar toda a suinocultura por meio um sistema transparente, participativo e racional. A bolsa organiza e traz credibilidade à formação de preços para a comercialização de suínos no estado, oferecendo um sistema de pesquisa que oferece ao produtor informações e estatísticas valiosas para o conhecimento da oferta, produção e comercialização, gerando confiança na definição do preço do suíno.

 

As reuniões ocorrem todas as quintas-feiras, na sede da AssuvapPara acompanhar a BSim, acesse www.bsim.com.br ou entre em contato pelo e-mail bolsa@bsim.com.br ou telefone (31) 3819-3919.

 

 

Durante dois dias (24 e 25/7) o Vale do Piranga se tornou a capital da suinocultura independente. O motivo foi a 10ª Suinfest – Feira Mineira de Suinocultura, realizada pela Assuvap no Babilonia Centro de Eventos, em Ponte Nova/MG. O público de aproximadamente 2000 pessoas presenciou momentos de muito aprendizado e crescimento profissional, construindo laços fortes e duradouros.

 

Na noite de ontem (26), produtores e profissionais do setor se reuniram na Cerimônia de Encerramento para confraternizar e celebrar o êxito deste grande evento. Durante o cerimonial, foi destaque a evolução da Suinfest ao longo dos anos: desde a sua primeira edição, em 2000, não para de se reinventar, tornando-se a maior feira de suinocultura do estado de Minas Gerais e uma das mais importantes do país.

 

“A 10ª Suinfest foi palco de informações valiosas e de momentos de reflexão”, avaliou o presidente da Assuvap, Fernando Araújo, durante seu discurso de encerramento. “O nosso negócio extrapolou as porteiras de nossas fazendas e ganhou o mundo.  Hoje, temos a consciência que, por mais árido que seja o ambiente político e econômico do nosso país, estamos no caminho certo”, completa.

 

 

Fernando ainda destacou a Bolsa de Suínos do Interior de Minas (BSim) como parte do ideário associativista. “Estamos conectados dentro desta seara global, e hoje temos esta valiosa ferramenta de controle. A BSim está fazendo a leitura do presente e decifrando o futuro próximo. Tomamos consciência que podemos agregar compartilhando os nossos dados e fazendo parte deste todo”, disse.

 

Ao final, a Assuvap apresentou o teaser da próxima Suinfest, que acontecerá em 2020. Em sequência, o público aproveitou a festa ao som do grupo All Star e Jonny Band.

 

 


Para sua segurança, altere a sua senha!


Informe a senha antiga, a nova senha e, em seguida, repita a nova senha e clique o botão salvar.


Senha Antiga


Nova Senha


Repita a Nova Senha


   
Label