Bolsa de Suínos
DataDiferidoTributado
21/10/20217,200,00
14/10/20217,700,00
07/10/20217,700,00
30/09/20217,700,00
Notícias
21/10/2021 •  Bolsa de Suínos do Interior de Minas (BSim) define preço a R$ 7,20
20/10/2021 •  [Na mídia] Poder de compra de suínos cresce frente a insumos
20/10/2021 •  [Saudali] Comida afetiva: empresas investem no resgate da convivência e do prazer de comer pratos que contam histórias
20/10/2021 •  [Na mídia] ABCS e EMBRAPA discutem os riscos do PL 201, que trata da comercialização e distribuição de carne de javali
Eventos
27/10/2021 •  Festival do Leitão de Rio Verde
27/10/2021 •  Festival do Leitão de Rio Verde
Galerias
31/01/2020 •  Confira as fotos da 10ª Suinfest - 2018
07/07/2016 •  Fotos: 9ª Suinfest, dia 07/7
06/07/2016 •  Fotos: 9ª Suinfest, dia 06/7
05/07/2016 •  Fotos: Jantar de Abertura 9ª Suinfest (dia 05/7)
Notícias

Curso de cortes aproxima a carne suína do paladar brasileiro




Marcos Bisinella, especialista em cortes de carnes e embutidos, ensina novas técnicas e dá dicas preparos deliciosos da proteína  
 
 
Por Comunicação Assuvap
 
 
Saborear um delicioso prato feito com carne suína é ainda melhor quando os cortes estão bem preparados e na medida certa, o que reforça o sabor e a suculência da proteína. Ciente da importância desses cortes, que agregam valor e envolvem o consumidor na hora de escolher a carne de porco, a Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga/Assuvap, em parceria com o Frigorífico Saudali e a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos/ABCS, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura/FNDS, promoveu o Curso de Cortes Suínos, que envolveu açougues das cidades mineiras de Ponte Nova, Urucânia, Piedade de Ponte Nova, Viçosa e Mariana, localizadas na Zona da Mata.
 
 
O curso, organizado e coordenado pelo setor de Marketing da Assuvap, foi dividido em quatro dias e trabalhou com mais de 80 tipos de cortes, sendo ministrado pelo consultor da ABCS, Marcos Bisinella, especialista em cortes de carnes e embutidos. “Esse curso faz parte das ações da ABCS e são muito bem planejadas, faz bastante tempo que estamos na estrada juntos com a parte de gastronomia e nutrição, dando apoio aos criadores na ponta final aonde realmente a proteína animal é passada para o consumidor. Os cursos de cortes valorizam muito o suíno”, destaca Bisinella que completa reforçando como é importante a capacitação e novos aprendizados, principalmente para quem lida diretamente com o consumidor. “O pessoal do comércio, atacado e varejo enxerga a possibilidade que tem para melhorar a renda e diminuir a perda com esses cortes. É muito importante esse trabalho, ele faz parte do conjunto que melhorou o consumo da carne suína nos últimos anos, então me sinto orgulhoso em fazer parte desse grupo, é muita gente trabalhando para o mesmo fim. O curso de cortes é muito importante para a cadeia suinícola”. 
 
 
Lizandra Siqueira/Marketing da Assuvap relembra que o Curso de Cortes fecha com chave de ouro uma campanha que teve início no mês de maio, deste ano. “No mês de maio realizamos uma campanha da ABCS, Carne de Porco - Bom de preço, bom de prato, com os açougues da Zona da Mata. Todos os participantes mencionaram o fato de não terem um curso de cortes, que os cortes trabalhados eram os mais tradicionais, aprendidos no dia a dia”. O curso surpreendeu as expectativas do setor de Marketing da Assuvap. “Com certeza, agregou mais valor aos açougues e estabelecimentos que vendem carne suína fresca, trazendo a todos eles a experiência, aprendendo a trabalhar com cortes nobres, melhorando os cortes suínos e mostrando novas possibilidades”, finalizou Lizandra Siqueira. 
 
 
Participaram, dezenas de colaboradores que atuam na linha de frente dos açougues e supermercados que aprimoraram as técnicas e aprenderam novidades, inclusive no preparo de algumas peças. Marcos Bisinella ensina os conceitos básicos sobre os cortes nobres e padrão da carne suína, além de ajudar a reduzir o desperdício, aproveitando todos os cortes. 
 
 
As carcaças, aproximadamente 300 quilos, foram fornecidas pelo Frigorífico Saudali, parceiro do evento. “"Promover o curso de cortes é um trabalho que o Saudali vem fazendo ao longo dos últimos anos em todo Brasil, principalmente focado no varejo, seja ele nas redes supermercadistas quanto nos açougues. Essa parceria com a Assuvap, com um foco mais local, é importante para a empresa construir uma relação mais próxima com o pequeno varejo e para ativação da própria marca, em âmbito regional, que é um formato de relação que o Saudali preza com todas as categorias e, também, com todos os públicos”, explica César Godoi Supervisor de Marketing do Frigorífico Saudali. 
 
 
Todos os cortes foram aproveitados, embalados e doados pela Assuvap; sendo 40 quilos para o Asilo Municipal de Piedade de Ponte Nova; 30 quilos para o Hospital São Sebastião em Viçosa; 35 quilos para os colaboradores do supermercado Eldorado em Mariana; 60 quilos para os colaboradores da Coosuiponte e, a maior parte, 135 quilos para todos os participantes do curso. 
 
 
Feedback dos participantes
 
“Em nome da Casa de Carnes III Irmãos venho agradecer pelo Curso de Cortes de Carne Suína, oferecido pela Assuvap, em parceria com a ABCS e do Frigorífico Saudali. Agradecemos, também ao Senhor Marcos Bisinella pelo conhecimento compartilhado conosco, com tanta maestria! Com certeza, agregou muito à nossa equipe”, agradeceu animada Jaqueline Piovezana/Açougue III Irmãos, seguida por Kleber Niquini, do Supermercado Eldorado/Mariana que reforçou os agradecimentos. “Gostaria de agradecer a Assuvap pela oportunidade de nos proporcionar o curso de capacitação em cortes suínos e, também, o Saudali pelos brindes enviados a todos nós. Nós, do Supermercado Eldorado, ficamos muito satisfeitos com o conhecimento passado aos colaboradores, agora vamos estudar as possibilidades e, mais pra frente, iremos colocar em prática”. 
 
 
“Achei o curso excelente. Precisamos de mais cursos assim. O Bisnella é um cara fenomenal. Foi um prazer conhece-lo e absorver os conhecimentos dele. Me ensinou coisas que nunca imaginava que existiam”, declarou animado Leandro Silva/Dom Porco/Viçosa. Para Diego Lima/Açougue 3D/ de Urucânia o curso foi mais uma oportunidade de aprendizado e de promoção da carne suína. “Gostaria de agradecer à Assuvap pelo convite para participar do curso. É a segunda ação que somos convidados e isso agrega valor. Ter uma Associação parceira, ao nosso lado, nos ajudando a promover a carne suína. Quero agradecer, também, ao consultor Marcos Bisinella, por compartilhar conhecimento conosco. Iremos colocar muito do que nos foi ensinado em prática, principalmente no melhor aproveitamento da carcaça”.  
 

28/09/2021

Para sua segurança, altere a sua senha!


Informe a senha antiga, a nova senha e, em seguida, repita a nova senha e clique o botão salvar.


Senha Antiga


Nova Senha


Repita a Nova Senha


   
Label