Bolsa de Suínos
DataDiferidoTributado
15/08/20194,600,00
08/08/20194,600,00
01/08/20194,700,00
25/07/20194,900,00
Notícias
20/08/2019 •  Com a fala, o presidente
17/08/2019 •  Confira os próximos eventos da suinocultura
16/08/2019 •  [+Parceira] MSD Saúde Animal promove workshop sobre sanidade em Minas Gerais
15/08/2019 •  Suinocultura de Ponte Nova é destaque no Festival de Turismo de Ouro Preto
Eventos
31/12/2019 •  Clique na data ao lado e confira a nossa agenda de eventos
Galerias
07/07/2016 •  Fotos: 9ª Suinfest, dia 07/7
06/07/2016 •  Fotos: 9ª Suinfest, dia 06/7
05/07/2016 •  Fotos: Jantar de Abertura 9ª Suinfest (dia 05/7)
30/10/2015 •  Parabéns Ponte Nova!!!
Notícias

Suinocultura: paixão de pai para filhos




 

Gerenciar um empreendimento não é tarefa fácil, e quando se trata de suinocultura, muitas variáveis são somadas ao desafio. Produtores do Vale do Piranga, no entanto, cultivaram com o passar dos anos a tradição de se criar suínos, tornando-a uma atividade de elevados padrões de produtividade e tecnificação.

 

Não à toa a região se consagrou como um dos principais polos do Brasil. Mas não há mistério: o segredo está na gestão eficiente de um modelo específico – a suinocultura de ciclo completo – adotado pelos proprietários das granjas e que vem sendo passado para as futuras gerações. Um negócio familiar que tem tudo para continuar em desenvolvimento.

 

Em números gerais, 90% dos negócios brasileiros são familiares. A importância de trabalhar na sucessão de líderes é evidente para manter todo um sistema econômico e social. O planejamento, segundo a analista do Sebrae, Kátia Helena Sarmento, consiste em etapas que são monitoradas e ajustadas conforme as mudanças de cenários que o mercado apresenta.

 

“A experiência profissional e de vida de quem atuou fortemente para alavancar os resultados da empresa como dono, é sem dúvida um capital intelectual muito valioso”, completa, reforçando que para o bom resultado, o dono do negócio e seus sucessores devem andar lado a lado, respeitando o perfil e as características um do outro e extraindo o melhor dessa vivência.

 

 

Nesse sentido, a suinocultura é um exemplo de paixão passada de pai para filho. Pelo menos essa é a avaliação do suinocultor José Ricardo Brandão Martins, proprietário da Fazenda Paraíso, localizada no município de Piedade de Ponte Nova/MG.

 

Sócio fundador da Coosuiponte e da Assuvap, José Ricardo incentivou que dois filhos, Bernardo Martins e André Martins, ingressassem no mundo da suinocultura. “Estamos começando uma sucessão, eles estão em fase de aprendizado. A sucessão é uma coisa natural e eu vou passando conhecimento, experiências, para que o negócio possa melhorar e crescer”, explica.

 

Hoje, a granja de José Ricardo detém números elevados em produtividade, qualidade e tecnificação, através de boa genética e de sistemas modernos de produção, além de biodigestores, geração de energia compartilhada com a rede da Cemig e fertirrigação na fazenda.

 

 

Mas, antes de chegar a este ponto, o proprietário vivenciou muitos desafios, a começar pela fundação da granja, em 1980, quando tinha apenas 100 matrizes. Anos de experiência em gestão que são transformados por ele em conhecimentos valiosos para seus filhos, que aprendem desde boas maneiras com os colaboradores da granja até questões técnicas e financeiras.

 

45 funcionários auxiliam na suinocultura, seu principal negócio, e também em atividades secundárias, como a criação de gado. “Acredito que um dos motivos principais dos bons números da granja é o excelente relacionamento com os funcionários”, explica José Ricardo, que muito aprendeu em seus anos de trabalhos na Usina Jatiboca.

 

“Sou do meio agroindustrial, minha família é proprietária da Usina Jatiboca, onde eu fui criado e morei grande parte da minha vida”, conta. Neste local, no interior mineiro, sua família possuía um armazém para fornecer mantimentos para os colaboradores. Foi quando ele descobriu seu entusiasmo pela suinocultura. “Esse armazém comprava porcos. Desde menino, ficava acompanhando a chegada e saída dos porcos”, relata, sorrindo.

 

Na época, seu principal negócio era a usina, mas decidiu iniciar na Fazenda Paraíso a criação de porcos, uma atividade que, no final dos anos 70 e início de 80, estava praticamente começando, mas gradualmente aumentando na região. Recorrendo à orientação veterinária de Tarcísio Miranda e Lúcio Salgado, começou a buscar pela genética de qualidade e produção eficiente.

 

Paralelo aos seus esforços, entidades importantes, como Assuvap, agregavam à suinocultura regional conhecimentos técnicos com as palestras e feiras de produtores. A Coosuiponte e os frigoríficos Saudali e Cia Carne traziam, por sua vez, benefícios em compras e vendas de produtos. “Agora, com a Bolsa de Suínos do Interior de Minas (BSim)”, relata, “demos um salto com informações técnicas e comerciais que trazem muita segurança”.

 

 

Todos estes fatores, segundo José Ricardo, tornam as granjas do Vale do Piranga modelos nacionais, devido aos indicadores acima da média. O sucesso de cada empreendimento, por sua vez, colabora também com o todo: “A suinocultura trouxe benefícios principalmente com formação de empregos diretos e indiretos, fomentando o comércio local e movimentando as cidades”, explica. E são conceitos como estes que ele passa aos filhos para que o negócio continue sendo útil para a sociedade.

 

André Martins vem seguindo os ensinamentos e, desde 2017, quando iniciou seu trabalho na fazenda, participa também das atividades na Assuvap. “O aprendizado com meu pai na granja tem sido fundamental para o meu desenvolvimento, pois esses ensinamentos de vários anos de experiência não têm preço”, relata, completando que a suinocultura é um ambiente desafiador: “A cada dia temos que nos adaptar com várias mudanças de manejo, tecnologia e nutrição, sempre buscando aperfeiçoar os resultados”.

 

Bernardo Martins também é um entusiasta da suinocultura, ingressou em 2010 e hoje atua no escritório da fazenda, na área financeiro/administrativo, também junto ao seu pai. A sintonia dos três, resulta em uma parceria saudável que tem gerado grandes resultados para este empreendimento familiar.

 


15/05/2019

Para sua segurança, altere a sua senha!


Informe a senha antiga, a nova senha e, em seguida, repita a nova senha e clique o botão salvar.


Senha Antiga


Nova Senha


Repita a Nova Senha


   
Label