Bolsa de Suínos
DataDiferidoTributado
23/11/20174,200,00
16/11/20174,200,00
09/11/20174,200,00
01/11/20174,100,00
Notícias
24/11/2017 •  Workshop Ambiental harmoniza sustentabilidade e rentabilidade na suinocultura
23/11/2017 •  Bolsa de Suínos do Interior de Minas (BSim) define preço a R$ 4,20
13/11/2017 •  DB confirma apoio à suinocultura do Vale do Piranga
09/11/2017 •  Assuvap participa de reunião com o Secretário de Agricultura de Minas Gerais
Eventos
05/01/2018 •  Clique na data ao lado e confira a nossa agenda de eventos
Galerias
07/07/2016 •  Fotos: 9ª Suinfest, dia 07/7
06/07/2016 •  Fotos: 9ª Suinfest, dia 06/7
05/07/2016 •  Fotos: Jantar de Abertura 9ª Suinfest (dia 05/7)
30/10/2015 •  Parabéns Ponte Nova!!!
Notícias

Sustentabilidade na suinocultura: Curso de Gerentes aborda gestão ambiental



Palestra, na tarde de 16/8, tratou com profundidade um dos temais mais atuais do setor

 

O IV Módulo do Curso de Gerentes, realizado na tarde de ontem (16/8), pela Assuvap, reuniu mais de 50 produtores e chefes de setor, na sede da entidade, para levantar discussão sobre gestão ambiental nas granjas, os problemas e soluções. O curso, ministrado pelo consultor ambiental da M&P Engenharia, Luís Alberto, recebeu elogios do público, por tratar com profundidade um dos temas mais atuais da suinocultura, apresentando dicas práticas e eficientes para porvir a sustentabilidade dos empreendimentos.

 

A palestra explanou o funcionamento e procedimentos dos órgãos regularizadores e fiscalizadores, o papel do consultor e as responsabilidades dos proprietários, gerentes e colaboradores. Alberto ainda apontou os impactos ambientais causados pelo manejo inadequado do sistema de produção, e, consequentemente, as penalizações, e assinalou maneiras de exercer a atividade em conformidade com o meio ambiente.

 

Segundo Alberto, muitos dos problemas nas granjas decorrem da falta de informação e diálogo entre consultores e proprietários. “Muitos produtores acham que não pode fazer uma limpeza no brejo ou construir um tanque; tudo pode fazer, desde que tenha uma autorização”, esclarece. Para ele, o treinamento foi importante para sanar as dúvidas do público. “Hoje, depois dessa palestra, acredito que eles [produtores] vão começar a ter uma visão diferente quando chegarem nas propriedades”, afirma.

 

Nos últimos anos, a Assuvap se tornou pioneira na busca pela sustentabilidade e na boa relação com os órgãos de controle do governo. Foram firmadas parcerias com a Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Desenv. Sustentável - Semad, reforçando o papel do Vale do Piranga na propagação do desenvolvimento da suinocultura mineira. “Conseguimos provar, por meio do Projeto de Monitoramento da Bacia do Rio Piranga, melhorias na qualidade da água nos três anos em que foram analisadas amostras do rio”, diz Fenando Araújo, presidente da Assuvap, sobre o projeto realizado pela associação em parceria com a Semad.

 

Os resultados positivos do monitoramento e os frequentes cursos para capacitação confirmam o comprometimento da suinocultura da região com o meio ambiente. “A partir deste trabalho”, conclui Araújo, “as operações de fiscalizações já não são feitas de maneiras impositivas como no passado; o cronograma das visitas é enviado à associação, bem como as propriedades a serem auditadas, fato indispensável para reduzir o nível de estresse que nós produtores estamos sujeitos no dia a dia”.

 

Esse interesse do setor e dos suinocultores em tornar a atividade sustentável é reflexo da busca constante pela informação. Além das palestras realizadas pela Assuvap, alguns produtores já procuraram consultores ambientais para ministrar treinamentos dentro das granjas. “Eu mesmo já fui dentro dos empreendimentos para conscientizar os colaboradores”, exemplifica Alberto.

 

O Curso de Gerentes foi realizado com apoio da ABCS e das empresas parceiras da Assuvap: Agroceres Pic, Bayer/Dianagro, DB Danbred, Farmabase, MSD, Ourofino, Poli-Nutri, Sauvet, Vencofarma, MCassab e Uniquímica. O quinto módulo está marcado para setembro, com o tema “Extrapolação econômica de dados técnicos”.

 


17/08/2017 - Comunicação Assuvap

Para sua segurança, altere a sua senha!


Informe a senha antiga, a nova senha e, em seguida, repita a nova senha e clique o botão salvar.


Senha Antiga


Nova Senha


Repita a Nova Senha


   
Label