Bolsa de Suínos
DataDiferidoTributado
19/10/20174,200,00
11/10/20174,200,00
05/10/20174,300,00
28/09/20174,300,00
Notícias
20/10/2017 •  Entidades realizam trabalho de conservação dos recursos hídricos no Distrito Industrial
19/10/2017 •  Bolsa de Suínos do Interior de Minas (BSim) define preço a R$ 4,20
10/10/2017 •  Assuvap e Coosuiponte entregam 150L de leite para a Apae de Ponte Nova
09/10/2017 •  Com grande público, entidades realizam seminário sobre Gestação Coletiva de Matrizes
Eventos
05/01/2018 •  Clique na data ao lado e confira a nossa agenda de eventos
Galerias
07/07/2016 •  Fotos: 9ª Suinfest, dia 07/7
06/07/2016 •  Fotos: 9ª Suinfest, dia 06/7
05/07/2016 •  Fotos: Jantar de Abertura 9ª Suinfest (dia 05/7)
30/10/2015 •  Parabéns Ponte Nova!!!
Notícias

Suinocultores se reúnem com órgãos ambientais para estruturar termos de cooperação




 

Representantes da Assuvap, ABCS, Asemg, Astap/Suinco, Cogran, Sebrae/MG, Faemg, Semad/MG e MAPA participaram, na tarde de ontem (7/8), de importante reunião na sede da Asemg, em Belo Horizonte, para discutir questões de meio ambiente que refletem no desempenho da suinocultura. O encontro foi um marco para o setor, ao pautar, em especial, a estruturação de um termo de cooperação entre os suinocultores mineiros e órgãos ambientais, que pode derivar em cartilhas e treinamentos para produtores e fiscais, com anseio de simplificar a regularização dos empreendimentos.

 

A Assuvap foi representada pelo seu presidente Fernando Araújo, pela diretora técnica Patrícia Morari, pela gestora executiva Paula Gomides, pelo consultor ambiental Luis Alberto e o assessor jurídico Bem Hur. Segundo Araújo, o encontro foi o primeiro passo para uma “agenda conjunta” entre os setores. “A melhoria e o estreitamento dos canais de comunicação servirão como medidas preventivas visando reduzir os passivos ambientais e promover a sustentabilidade, ferramentas vitais para o crescimento de nosso setor”, diz.

 

De acordo com o representante do MAPA, Sidney Medeiros, o papel do Ministério da Agricultura nesse ambiente – onde produtores e órgãos ambientais do estado buscam a solução de conflitos em comum – é desmistificar a questão de efluentes na suinocultura. Durante o encontro, Medeiros apresentou alternativas ecológicas de aproveitamento de dejetos que estão de acordo com a política de agricultura de baixa emissão de carbono - e já fazem parte da realidade dos associados da Assuvap. “A nossa visão é que esses efluentes são ativos economicamente importantes dentro de uma propriedade suinícola, por exemplo, assume a forma de energia elétrica e biofertilizantes”, explica.

 

Medeiros ainda ressalta que o encontro foi um importante incentivo para o diálogo entre órgãos ambientais e produtores rurais; a informação foi confirmada pelo o diretor-executivo da ABCS, Nilo de Sá: “Acho que o esforço de todos nós de trazermos para a mesma mesa os órgãos regularizadores/fiscalizadores do estado, o Ministério da Agricultura e os produtores é muito importante para construir um diálogo aberto, uma ponte para que a gente tenha uma suinocultura cada vez mais sustentável e sempre legalizada”, conclui de Sá.

 

Na oportunidade, os representantes da Semad/MG ratificaram que, quando o assunto é bom relacionamento entre produtores e órgãos ambientais, a região de Ponte Nova é uma referência para o setor, citando o caso de sucesso do projeto de monitoramento da bacia do rio Piranga, realizado pela Assuvap em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. O programa foi efetuado no período de três anos, onde foram colhidas diversas amostras, em diferentes pontos do rio, para identificar as principais medidas mitigadoras. O projeto obteve resultados positivos e confirmou o comprometimento da suinocultura do Vale do Piranga com o meio ambiente.

 

A próxima reunião está marcada para a primeira quinzena de novembro, onde espera-se estruturar todos os termos de cooperação, ampliar ações para todo estado de Minas Gerais e difundir informações, contribuindo para a total regularização da atividade.

 


08/08/2017 - Comunicação Assuvap

Para sua segurança, altere a sua senha!


Informe a senha antiga, a nova senha e, em seguida, repita a nova senha e clique o botão salvar.


Senha Antiga


Nova Senha


Repita a Nova Senha


   
Label